Parabéns, Quissamã!

Prefeitura de Quissamã faz novo corte em salários de cargos comissionados
Quissamã abre processo seletivo para professor
Covid-19: Macaé já tem quase 600 casos e Quissamã registra primeiro óbito

O município de Quissamã completa nesta sexta-feira (12) 31 anos de emancipação política. Este ano, as comemorações do antigo distrito de Macaé obedecem às recomendações de distanciamento social, com transmissão online de todas as atividades previstas. As celebrações começaram na última quarta-feira (10), com a transmissão de aulas de ginástica e o shows do grupo Morenos do Forró.

O calendário de atividades continua hoje com a transmissão da entrega da revitalização da Praça do Matias (11h). À tarde será a vez do artista Cartola se apresentar, com transmissão a partir das 16h. Para a noite está prevista a transmissão de uma missa solene (20h), que será seguida de uma liveshow do grupo MR-6.

O município de Quissamã foi distrito de Macaé até 1989, quando foi decretada sua emancipação política. Reza a lenda que a cidade foi batizada pelos sete capitães durante viagem exploratória em 1832. Ao chegarem ao local, doado como pagamento pelos serviços prestados à coroa portuguesa, os novos proprietários foram recepcionados por um grupo de índios integrado, inclusive, por um escravo alforriado que declarava ser da Nação Kissama, na África.  Palavra de origem angolana, Kissama é uma cidade que fica a 80 km de Luanda, capital da Angola, na foz do Rio Kwanza.

O passado da cidade, ligado ao período da escravidão, pode ser revisto em boa parte dos pontos turísticos, como é o caso do Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha, a Casa de Artes Machadinha, reconhecida por preservar as influências africanas em sua culinária e o Engenho Central Quissamã, inaugurado em 1877 para receber a produção açucareira da região.

Todas as atividades comemorativas pelo aniversário da cidade estão sendo transmitidas no Facebook, pela página Comunicação Quissamã.

 

Deixe seu comentário